Os meses iniciais do ano são conhecidos pelas constantes chuvas. E quem trabalha na construção civil ou está tocando uma obra deve ficar atento aos cuidados que devem ser tomados para evitar atrasos e prejuízos. Por isso, trouxemos dicas valiosas de como agir quando há uma construção em período de chuvas. Confira!
Entenda o clima da sua região
O Brasil é um país de dimensões continentais, o que acaba gerando uma diversidade de fauna, flora e também no clima. Apesar de ser cada vez mais difícil (ou imprevisível) saber o início e o fim da época chuvosa (devido às mudanças climáticas ao nível global) é importante ter uma boa ideia de quando esse período acontece.
Vejamos:
- Região Norte (dezembro e maio)
- Região Nordeste (março a junho/agosto)
- Região Centro-Oeste (março a outubro)
- Região Sudeste (dezembro a março)
- Região Sul (julho a setembro)
Isso tudo deve ser verificado ainda no planejamento, antes do início das atividades, de modo a garantir que você esteja preparado para os intemperes da natureza
Cuidado com os materiais
Uma das grandes preocupações deve ser evitar a perda de materiais como brita n.º 1, cimento, gesso, argamassa, areia, entre outros. Por isso é preciso encontrar um local protegido para armazená-los.
O ideal é ter um contêiner ou barracão para estocar materiais. Atente-se também ao acúmulo de água no local, então, certifique-se de usar paletes e coloque os produtos sobre eles.
Atente-se às etapas da obra
Evite realizar etapas como alvenaria, terraplanagem, tubulação, lajes e pinturas durante a época de chuvas, pois o serviço pode ser danificado gerando prejuízos e retrabalho, comprometendo o andamento dos trabalhos.
Proteja as fundações
A abertura de fundações é uma das fases mais importantes de qualquer obra já impacta diretamente na qualidade das etapas posteriores. Por essa razão, se há chuvas durante esse processo é prudente providenciar uma cobertura sobre a região das escavações. Outro risco atrelado às chuvas é uma grande absorção e acúmulo de água que pode causar movimentações e deslizamentos de terra.
Sinalização no canteiro de obras
Outra preocupação é com a segurança das pessoas que estão trabalhando, pois, a visibilidade do local fica prejudicada facilitando a ocorrência de acidentes. Faça uma sinalização eficiente em todo o canteiro de obras, especialmente, pontos considerados de risco como áreas de escavação e nas que abrigam geradores de energia.
Seguindo essas dicas, fazer a construção em período de chuvas será mais fácil. Gostou deste conteúdo? Siga nossas redes sociais e confira muito mais!